Diferença Esperada da Progênie (DEP)

Diferença Esperada da Progênie (DEP): prediz a habilidade de transmissão de um animal avaliado como progenitor, ou seja, a diferença de desempenho que é esperada para a futura progênie de um touro quando comparado com os filhos de outros touros inseridos na base de dados. É expressa na unidade da característica (exemplo: kg para peso e cm para perímetro escrotal), com sinal positivo ou negativo.

DEP para Efeito Direto: previsão do potencial de um animal em transmitir genes ligados a características de crescimento e fertilidade às suas progênies. Como por exemplo, peso aos 450 dias de idade, perímetro escrotal aos 365 dias de idade.

DEP para Efeito Materno: se refere às características influenciadas por fatores presentes na mãe do indivíduo e se expressam apenas nas fêmeas, como a produção de leite. Prediz a diferença esperada em peso da progênie das filhas de um reprodutor, quando comparado com outros reprodutores analisados.

DEP para Efeito Maternal Total: calculada como metade da DEP de crescimento direto somada ao valor da DEP maternal, expressa, em kg, a habilidade de crescimento dos netos e a produção de leite das filhas de um reprodutor.

DEPs Reprodutivas

Probabilidade de Parto Precoce (D3P): produzir fêmeas que emprenhem precocemente e venham a parir bezerros vivos até os 30 meses de idade; (Touros com DEPs maiores são mais indicados).

Idade ao Primeiro Parto (IPP): precocidade sexual; (Touros com DEPs negativas são mais indicados);

Perímetro Escrotal (DPE365 e DPE450): Características favoráveis a precocidade sexual e fertilidade; (Touros com DEPs mais elevados são mais indicados).

Período de Gestação (DPG): Característica relacionada com o peso ao nascer e partos distócicos. Gestações mais curtas, bezerro tem peso menor; (Touros com DEPs negativas são mais indicados).

Produtividade Acumulada (DPAC): Característica que indica a produtividade da vaca, em KG de bezerros desmamado por ano, durante sua permanência no rebanho; (Touros com DEPs maiores são mais indicados).

Probabilidade de Permanência no Rebanho/Stayability (DSTAY): Característica que expressa a probabilidade do Touro deixar filhas que permaneçam mais tempo no rebanho; (Touros com DEPs altas são mais indicados).

DEPs de Crescimento

Peso ao Nascer (DPN): Relacionada ao período de gestação e a facilidade do parto; (Touros com DEPs mais baixo são mais indicados principalmente para fêmeas precoces).

Peso aos 120 Dias (DP120): Avalia habilidade maternal da vaca e crescimento do bezerro; (Touros com DEPs mais elevados são mais indicados).

Peso aos 365 e 450 Dias (DP365 e DP450): Expressam o potencial de ganho em peso pós desmama; (Touros com DEPs mais elevadas são mais indicados).

Peso Adulto (DPA): Relativo aos custos de manutenção, velocidade de crescimento animal e primeiro peso obtido dos 04 aos 12 anos; (Touros com DEPs próximas da média são desejáveis).

Medidas por Ultrassonografia

Área de Olho de Lombo (DAOL): Expressa em cm2, medida com animal vivo idade padronizada em 576 dias, relacionada com rendimento de carcaça, principalmente em cortes nobres; (Touros com DEPs médias a altas são mais preferidos).

Acabamento de Carcaça (DACAB): Acabamento de carcaça e precocidade sexual. Análise conjunta EGP8 (espessura de gordura garupa) e EG (espessura de gordura entre 12ª e 13ª costelas, expressa em mm; (Touros com valores positivos devem ser os preferidos).

"Os ganhos obtidos na adoção desta tecnologia permitem ao criados a conquista de novos mercados de qualidade de carne e ganho de produtividade, com incremento do desempenho reprodutivo"; (DR Fabiano Araujo Aval Serviços Tecnológicos)

Composição de Carcaça

Peso da Carcaça Quente (PCQ): Característica relacionada ao peso do animal recém-abatido, esfolado, eviscerado, e pesado antes da ducha. É expressa em kg, onde touros com DEPs médias ou altas são preferidos. Disponibilizada apenas para a raça Nelore.

Peso da Porção Comestível (PPC): Característica relacionada ao peso dos cortes cárneos desossados e aparados do excesso de gordura. É expressa em kg, onde touros com DEPs médias ou altas são preferidos. Disponibilizada apenas para a raça Nelore.

Morfológicas

O = Sistema de Avaliação Morfológica avalia as características;

E = Estrutura Corporal;

P = Precocidade;

M = Musculosidade;

Baseada em proporções corporais, ficando possível “desenhar” o perfil médio das progênies.

Fonte: ANCP – http://www.ancp.org.br/pagina/50/avaliacao-genetica-conceitos#.UbefBfmRCdc